Seren IncorporadoraSeren Incorporadora

Urban Jungle: a natureza dentro de casa. Conheça mais sobre essa tendência que veio para ficar

5 de maio de 2021
  • Share This Article
Casa decorada no estilo Urban Jungle

Na hora de decorar um imóvel é preciso ter criatividade para escolher algo que reflita um pouco sobre a sua personalidade. Dentre as inúmeras opções, uma tem se destacado cada vez mais: a Urban Jungle. Você conhece esse termo? Quer saber como reproduzir em sua casa? Saiba que é possível deixar a sua residência com a “sua cara”, sem gastar muito. 

Com a natureza cada vez mais distante dos lares, a Urban Jungle, ou na tradução livre para o portugês ‘Floresta Urbana’, é um estilo de decoração arborizada que tem como objetivo trazer plantas e elementos ligados ao meio ambiente para o interior das residências.

A tendência, ligada à sustentabilidade, está em alta e proporciona um clima de natureza para moradias urbanas, e além disso um maior bem-estar para os moradores da casa

O verde traz mais vida para a decoração do seu imóvel e para complementar o design de interiores, você pode utilizar objetos de madeira ou palha, que vão servir de suporte também para os vasos de plantas, como: palletes, nichos e prateleiras. Dessa forma você pode montar o seu ambiente encantador, com plantas de diversos tamanhos. 

Antes de tudo é preciso conhecer bem as estruturas do seu lar, e escolher uma decoração que atenda as suas necessidades e principalmente, que você goste. Afinal, é o ambiente em que você provavelmente passa a maior parte do tempo.  

E se engana quem pensa que a Urban Jungle pode ser feita apenas na sala ou quarto. O estilo de decoração pode ser feito em espaços pequenos ou maiores, o ideal é que se aproveite os ambientes de casa da melhor forma possível. O jardim vertical por exemplo, é perfeito para apartamentos ou locais com pouco espaço, como as varandas. 

Rotina de cuidado com as plantas

Existem muitas plantas que são fáceis de serem cultivadas dentro de casa. Mas antes de decorar a sua residência é preciso lembrar que as plantas são seres vivos e precisam da sua atenção e comprometimento. Ou seja, para que dê certo, você precisa dedicar um pouco do seu tempo.

Depois de identificar os melhores ambientes da sua casa, é essencial conhecer as necessidades de cada planta, na hora de cuidar. Não precisa estudar muito, basta saber apenas o básico sobre: luz (direta ou indireta), ventilação, adubação e rega. Por exemplo, se uma espécie precisa de luz solar, o ideal é que o vaso da planta seja colocado em um espaço que receba os raios de sol. 

Não se esqueça de regá-las! A água é fundamental para que as plantas absorvam os nutrientes do solo e realizem a fotossíntese, dessa forma, separe um tempo no seu dia para regar. Aposte na diversidade, as plantas mais comuns utilizadas para decorar são:  samambaia, orquídeas, manjericão, pimenteira, alecrim, jasmim, ráfia, babosa e lavanda. 

Se você deseja muito ter uma casa no estilo Urban Jungle, mas não tem muito tempo para se dedicar ou quer algo prático, opte por plantas resistentes, que não precisam tanto de manutenção nem irrigação, como por exemplo os cactos e suculentas. Outra alternativa são as plantas artificiais.

Urban Jungle e os benefícios para a saúde

O estilo de decoração Urban Jungle, além de ser lindo, é uma tendência que realmente veio para ficar. Ter a natureza dentro de casa também ajuda na saúde física e mental dos moradores, pois as plantas trazem um ar de tranquilidade. 

Ter plantas na residência melhora a qualidade do ar, diminui os níveis de estresse e ansiedade, além de deixar tudo mais bonito. Sendo assim, use e abuse da cor verde na hora de decorar, diversifique nas espécies de plantas e faça do seu lar um ambiente único.

E para deixar a sua casa personalizada, conte com a Séren Incorporadora para fazer o design de interiores. Entre em contato conosco, e saiba mais.

Categorias