Seren IncorporadoraSeren Incorporadora

Minimalismo, luxo e sofisticação em sintonia com as tendências de decoração

22 de setembro de 2020
  • Share This Article

O minimalismo é uma forte tendência quando o assunto é decoração. Esse é um estilo que combina elegância e funcionalidade, e deixa de lado toda aquela ostentação e excessos que um dia já foi sinônimo de luxo. 

Nascido na década de 60, o minimalismo juntou-se à necessidade de criar soluções de design que conseguissem levar um toque mais clean e funcional para todos os espaços de uma residência. 

Os ambientes que seguem o estilo minimalista são baseados na simplicidade. Eles são caracterizados pela ausência quase que completa de elementos decorativos chamativos, pela funcionalidade do mobiliário, além da valorização da comodidade e do conforto dos moradores.  

Minimalismo: algumas características desse estilo

As cores

As cores neutras ou em tons suaves são predominantes no estilo minimalista. Esses tons são leves e sutis por natureza, e podem trazer para a casa uma atmosfera mais suave, assim como uma sensação de amplitude dos ambientes.

Mas, é possível inserir, de maneira planejada, cores mais vibrantes e de forma interessante em um ambiente que segue o estilo minimalista. Porém, é importante lembrar que elas devem dialogar com o restante da decoração para que o resultado seja uma composição mais uniforme e harmoniosa.

Os tecidos

No minimalismo, a suavidade deve prevalecer. Logo os tecidos, estampas e texturas devem estar em harmonia. Geralmente são utilizados tecidos lisos, estampas listradas ou geométricas, mas sempre com tons sóbrios.

As texturas com pelúcias ou peles sintéticas também são muito utilizadas para cobrir bancos e cadeiras e podem substituir as tradicionais capas de sofá. Essas são opções eco-friendly, confortáveis e charmosas para decoração de ambientes como a sala, o quarto ou escritório. 

A iluminação

A principal regra do minimalismo é aproveitar ao máximo a luz, tanto natural quanto artificial, para potencializar a iluminação dos ambientes. E essa luz deve ser uniformemente distribuída pela casa. 

Com essa tendência, os espaços de iluminação ganham luminárias cada vez mais simples e sofisticadas. Para iluminar e ainda decorar o espaço, você pode recorrer ao uso de pendentes, fitas de LED e plafons. 

O mobiliário

O mobiliário exerce uma função importantíssima dentro da decoração minimalista. As peças devem ser funcionais, de qualidade e com durabilidade. Busque referências em projetos que você gosta e se inspire. 

Antes de investir nos móveis, entenda quais são as reais necessidades dos moradores e escolha as peças de acordo com a sua função. Lembre-se que os espaços devem ser preenchidos de forma inteligente e conter apenas o essencial.

O minimalismo é um estilo de vida, e a ideia desse conceito é livrar-se dos excessos. Mas, o luxo e a sofisticação podem sim fazer parte do seu projeto, integrando ambientes e atendendo todas as necessidades dos moradores. 

Dos materiais ao conceito utilizado, simplificar é a meta que buscamos em cada um dos empreendimentos desenvolvidos pela Séren. Simplicidade, autenticidade e bom gosto são as palavras chave do nosso negócio.

Nós entendemos as suas necessidades e desejos e transformamos essa ideia em ambientes funcionais e dentro dos conceitos que resgatam o prazer de viver bem. Entre em contato conosco para saber mais! 

Categorias