Seren IncorporadoraSeren Incorporadora

Embaixo da escada: como aproveitar esse espaço?

  • Share This Article

Sabe aquele espaço embaixo da escada que muitas vezes acaba sendo esquecido?  Vou te mostrar que é possível criar um novo ambiente neste espaço e inclusive deixar a sua casa ainda mais bonita e funcional.

Primeiramente, existem inúmeros modelos de escada como por exemplo: as de ferro, madeira, alvenaria, retas ou até mesmo em formato caracol.  

Mas antes de planejar como aproveitar  a área embaixo da escada, primeiro você precisa verificar qual o tamanho deste espaço. E isso inclui altura, largura e profundidade.

Em suma, use e abuse da criatividade para  tornar o seu lar único e aconchegante. Confira 5 opções  nessa lista do que fazer com o espaço vazio embaixo da escada. 

1- Espaço para Home Office

O trabalho remoto está cada vez mais presente na vida das pessoas, por isso ter um cantinho em casa reservado para o seu home office é essencial. Mas, essa opção vai depender um pouco de qual é o modelo da sua escada. Você vai precisar de uma mesa ou prateleira, uma cadeira confortável e uma luminária.

2- Banheiro

Alguns tipos de construção, como por exemplo os sobrados, costumam não ter banheiro no primeiro andar. Você pode utilizar essa área livre embaixo da escada para construir um lavabo ou banheiro social. 

Dessa forma, você vai garantir mais privacidade e praticidade ao receber visitas. Mas, vale lembrar que este cômodo precisa ser confortável.

3- Armário Planejado

Essa é uma das melhores alternativas na hora de aproveitar o espaço que sobra embaixo da escada. Planejar um móvel com as medidas do seu ambiente, vai otimizar e organizar o seu espaço. 

Instale gavetas, prateleiras ou nichos para te ajudar a guardar as coisas. São inúmeras as opções do que fazer. Você pode montar um closet, sapateira,  ou até mesmo utilizar a estrutura como dispensa.

4- Estante para livros

Que tal criar uma estante para armazenar os seus livros? Você pode utilizar nichos para organizar melhor o seu espaço. Além disso, vai ser bem mais fácil encontrar o livro que precisa, na hora da leitura. 

5- Adega para guardar vinho

Para os amantes de vinho, essa ideia é espetacular. Além de compor como ‘decoração’ do ambiente, com uma adega embaixo da escada você ganha um lugar para armazenar a sua bebida de forma fácil e prática. 

Decoração no espaço embaixo da escada

Outra dica para quem tem espaço de sobra embaixo da escada, é fazer uma decoração. Saiba que é possível decorar sem gastar muito!

Além disso, você vai ter um ambiente que vai deixar a sua casa ainda mais linda e charmosa. 

E que tal fazer um jardim? Em primeiro lugar, quem opta por fazer um jardim, seja ele vertical ou não, precisa ter cuidado na hora de escolher as plantas.

Portanto, verifique quais espécies podem ser utilizadas, o quanto crescem, se elas precisam de água, luz ou até mesmo se podem causar algum tipo de infiltração. 

Gostou dessas ideias? 

A sua casa também pode se tornar  um ambiente único e personalizado. Conte com a Séren Incorporadora para fazer o design de interiores. Entre em contato conosco, e saiba como.

Categorias