Seren IncorporadoraSeren Incorporadora

Design For Freedom: como uma fundação combate a escravidão na construção civil

  • Share This Article

O Design for Freedom, ou na tradução livre, Design pela liberdade, é um movimento de combate à escravidão na construção civil. Já faz um tempo que a preocupação tem sido projetar e construir de forma sustentável, com menos danos possíveis à natureza. Mas, a preocupação do Design for Freedom vai além do meio ambiente.

De acordo com Sharon Prince, CEO da Grace Farms Foundation, um departamento dos Estados Unidos notificou que projetos de construção têm evidências de tráfico de pessoas em 103 países. 

As leis globais proíbem, mas a construção civil é a industria onde há uma grande probabilidade de ocorrer o trabalho escravo, especialmente na cadeia de matéria-prima. O problema ainda é pouco debatido.

A temática é uma luta que precisa ser mais vista para que o cenário mude. Por isso, todo o sistema de construção precisa agir de forma mais transparente e isso vai desde a concepção do projeto, até a aquisição dos materiais.

Vale lembrar que quando se fala em trabalho escravo na construção civil, não se trata apenas do ambiente de trabalho, mas sim de um todo. 

Design for Freedom na prática

Uma lista do projeto Design for Freedom mostra quais os materiais e matérias primas que em sua produção envolvem um alto risco de trabalho escravo. Entre eles estão: vídeo, aço, borracha, tijolos madeira, pedras, cobre, ferro, fibras e têxteis.

Com o intuito de acabar com a exploração que sustenta a parte financeira de projetos de construção comercial e residencial, como sociedade precisamos apoiar estas lutas e ajudar a fiscalizar. Precisamos aumentar a conscientização sobre o trabalho escravo em ambientes de construção.

Saiba que a Séren Incorporadora apoia a construção civil de forma sustentável, e é veementemente contra qualquer tipo de escravidão. Clique aqui para saber mais sobre a empresa. 

*Com informações de ‘Gazeta do Povo’.

Categorias