Seren IncorporadoraSeren Incorporadora

Biofilia: entenda o que é, e como esse conceito é aplicado na arquitetura

  • Share This Article

Você conhece o termo biofilia? Ele pode até parecer estranho, mas foi popularizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson em um livro do mesmo nome publicado em 1984. Em tradução livre, biofilia significa amor pela vida.

A biofilia ou design biofílico é uma forma inovadora de projetar ambientes resgatando elementos naturais. Os elementos naturais são inseridos nos espaços construídos pelo homem, e podem ajudar a melhorar tanto a nossa saúde física quanto mental.

Em sua obra, Edward descreve sobre a ligação emocional que existe entre os seres humanos com os outros organismos vivos e com a natureza. Para o autor, o ser humano busca constantemente essa conexão ao longo da vida. 

Como os ambientes urbanos tendem a nos distanciar da natureza, a arquitetura tem como objetivo fazer essa reconexão. Inserir a biofilia em projetos arquitetônicos pode ajudar na redução do estresse, aumentar o bem estar, estimular a criatividade, aumentar a produtividade, dentre tantos outros benefícios. 

A aplicação da biofilia na arquitetura

Existem várias técnicas que os arquitetos utilizam para incorporar a biofilia dentro de um projeto. Separamos algumas delas para você entender como esse conceito pode ser aplicado na prática.

Vegetação

Dentro do conceito da biofilia, a vegetação não é apenas uma decoração. Mas, sim um componente arquitetônico vivo, mutante e que melhora a temperatura, a acústica e a qualidade do ar dos ambientes internos. 

Ventilação natural

O uso da ventilação natural é primordial dentro de um projeto arquitetônico que utiliza o conceito da biofilia. Quanto mais janelas e portas de correr instaladas em um ambiente, e que se abrem para a área externa, maior será a ventilação natural.

Iluminação natural

A iluminação natural também é um dos fatores que ajudam a promover o bem-estar. Embora a solução mais simples seja instalar mais janelas, nem sempre isso é possível. Portanto, os tubos solares podem ser uma boa alternativa para permitir a entrada da luz natural dentro dos imóveis.

Paredes e telhados verdes

Essa é uma tendência mundial que ajuda a bloquear a radiação direta do sol, ao contrário de telhados escuros que tendem a absorver muito mais calor. A instalação das paredes e dos telhados verdes reduzem a necessidade de refrigeração do ambiente em dias de calor, e de aquecimento nos dias de inverno. 

Espaços de descanso

Dentro da biofilia e dos padrões do design biofílico, a criação dos espaços de descanso são essenciais para que as pessoas, ou colaboradores de uma empresa, por exemplo, recarreguem a sua energia. A instalação desses espaços pode, inclusive, aumentar os níveis de produtividade.

Materiais naturais

Madeiras, pedras, bambu são alguns dos materiais que se encaixam perfeitamente dentro do design biofílico. Eles também oferecem uma variedade de textura e de padrões que conseguem reproduzir as variações sensoriais que geralmente experimentamos no contato direto com a natureza. 

Dos materiais ao conceito utilizado, simplificar é o que a Séren busca em cada um dos empreendimentos que são pensados e desenvolvidos. Simplicidade, autenticidade e bom gosto são as palavras chave do nosso negócio.

Nós entendemos as suas necessidades e desejos e transformamos essa ideia em ambientes funcionais e dentro dos conceitos que resgatam o prazer de viver bem. Entre em contato conosco para saber mais! 

Categorias